Palavra aos abuenses geração 70-80, sec.XX, reunidos em Atibaia, SP, em 23-25 ago. 2013 – Ageu H.L.
Sentidos de um encontro
– Mobilização afetiva, memória, ajustes de imagens passadas com o presente, estranhamento, surpresa, admiração, constatação de passagem do tempo sobre os corpos, histórias de vida entrelaçadas com a história maior, desejo de comunhão, unidade espiritual, amizade.
– Trocas simbólicas, reforço na fé, da esperança e do amor, nascidos e mantidos em Cristo; reforço de identidade cristã. Tempo facilitador para retomada de tantos bons propósitos tidos na juventude, agora temperados com a maturidade. Anos contados, atualizações sobre o outro, sínteses do vivido, troca de sabedoria, e algumas saudades daqueles que já partiram para o Eterno.
– Betinha, Dionísio Pape, Sônia e Péricles Couto, Robinson Cavalcanti, John Stott, Mauro das Massas, Wayne Bragg, … mais os familiares e amigos queridos. Existências transformadas, trans-as-cendidas, recolhidas pelo Senhor. Ec 12. 5b-9; Sl. 90.12;
– O mundo está maluco ou nós é que estamos mais noutro mundo, desatualizados com certas categorias do presente? Diversificação das formas de perversão e violência, paradoxalmente mais do mesmo, desde o Éden, comprovando diariamente o postulado bíblico da queda, pelo pecado. O individualismo materialista atacado desde a antiguidade pelo profeta Ageu (1.2-9): descuido com o comunitário, familiar até, … “não é tempo de reconstruir o templo … cada um cuida da sua vida” , investimento para aumentar patrimônio, desligados do projeto comum, onde o templo era símbolo da unidade nacional e espiritual.
Algumas provocações do profeta Ageu Figuras reveladoras:
*templo em escombros > casas luxuosas de uns, pobreza de outros [1.2-6]. Consequência coletiva de práticas individualísticas: [1.10,11; 2.15-17]. Meus projetos e relações com a comunidade.
*memória e reflexão> Pensar, analisar, refletir, reconhecer faltas [v.5-7]. Como tem sido minha caminhada na vida? Como me relaciono com Deus? Como sou com os demais? Rm 13. 8-10: “amar é obedecer a toda a lei” O que está desmoronado em mim? em meus relacionamentos?
Que mudanças preciso encarar? [ I Jo 1.7-9].
*construção, plantação, alimentação, vinho figos, romãs, oliveira [2.18-19].
* Triunfo sobre o mal [2, 21,22].
-A glória dos atos justos e iniciativas éticas humanitárias dos que honram a humanidade mostrando a imago Dei plena de potencialidades de bondade, justiça, graça, gentileza.
-Perseverança no caminho Ap. 2.1-7 suportar provas, desafios, em nome do Senhor e perseverar no espírito do primeiro amor, mantendo acesa chama do Espírito (I Ts 5.19-23), cumprindo até nosso último dia uma existência esperançosa, abençoadora, e anunciadora da graça de Deus a todos, em Jesus.
