A Abadia de Kopua, é um mosteiro cisterciense na Nova Zelândia. Ali, um grupo pequeno de monges, acorda muito cedo para entonar a primeira hora canônica do dia, parte da Liturgia das Horas.
A Liturgia das Horas é uma forma de oração ritmada ao ciclo das horas canônicas. Uma destas horas é Laudes, ou Oração da Manhã. Esta é uma oração de louvor, composta de um Salmo, um cântico do Antigo Testamento e um Salmo de Louvor.
Os monges cantam os Salmos e cânticos usando um canto litúrgico chamado Canto Gregoriano. O Canto Gregoriano tem seu início no cristianismo primitivo, e tem suas raízes em tradições musicais judaicas de recitação salmódica. É um canto próprio da Igreja Católica.
A Liturgia das Horas cantada proporciona um ritmo diário de oração que também pode ser adotado por leigos de qualquer denominação Cristiana. Além do Canto Gregoriano, existem outras formas de canto litúrgico que são usadas para salmodiar ou cantar os Salmos e cânticos.
Em algumas igrejas católicas e luteranas, os Salmos cantados formam parte da missa, ou do culto dos domingos. No contexto católico, estes são os Salmos responsoriais.
Se deseja mais informação sobre a salmodia, a continuação, uma lista de links que você pode explorar:
https://lecionario.com/cantando-os-salmos-c9847cdb99ba
[18:44, 24/04/2022].
