Um livro confessional, impactante: O Sol Brilhará Amanhã –Anuário de uma mãe de UTI sustentada por Deus.
Letícia Kancelkis, psicóloga em Campinas, SP, conseguiu elaborar e expressar analiticamente o precoce e prolongado sofrimento de seu segundo filho, e, por extensão o dela, durante cinco anos, habitando UTIs pediátricas.
Tratos com hospitais e médicos envolvem inevitáveis questões burocráticas, divergências quanto a diagnósticos e procedimentos que requerem um protagonismo do paciente ou de seus responsáveis para garantia do necessário ao tratamento.
A leitura de cada página do livro nos mantém suspensos numa montanha-russa de emoções. Saberemos dos breves êxtases felizes seguidos de lutas em frios e solitários abismos. Situações e experiências que mostram a inadequação e insuficiência de teologias que defendem e justificam um Deus inabalável em seu mundo perfeito, mas que são distantes da concreta realidade dos frágeis humanos.
Lendo-a sentiremos ecos dos diálogos de Jó. Seus solilóquios retratam com objetividade os movimentos de sua alma sofrente e esperançosa nos recursos divinos no cotidiano em meio a profundas angústias devido à ronda da foice da morte. Suas anotações e questões revelam disciplina em meio ao caos.
Sua história prossegue numa incessante dinâmica vital com outras lutas e descobertas. Um livro que nos ajuda entender a teografia na travessia do vale da sombra da morte.
Ageu H.L.
