O dia de hoje nos EUA é dedicado a Ações de Graças, que marca o fim das colheitas e início do inverno. O Dia de Ações de Graças começou a ser celebrado porque no primeiro inverno, metade dos ingleses morreram, despreparados que estavam para o frio do nordeste americano. Um ex-escravo indígena, levado para Inglaterra, depois de anos comprou sua liberdade, e voltou a sua terra natal. E foi com a ajuda desse nativo que falava inglês, e dos índios Wampanoags que os invasores ingleses aprenderam a plantar, caçar e sobreviver. Mas quatrocentos anos depois, os Wampanoags lamentam a ajuda dada, pois são marginalizados pelos brancos, e vivem na pobreza. Há mais de cem cidades americanas, ou duas para cada um dos cinquenta estados, que têm nomes que começam com Fort (fortaleza) como Fort Knox. Sem a genocídio perpetrado pelos exército, o homem branco não teria vencido tribos poderosas.
Algumas culturas antigas celebravam a festa das colheitas. Nossa tradição vem do Sucote, festa da colheita celebrada durante sete dias, tradição iniciada há três mil anos pelo povo judeu, para agradecer ao Criador por sua provisão.
Uma pesquisa publicada pelo famoso psicólogo cristão Henry Cloud diz que “pessoas agradecidas vivem melhor, e têm mais sucesso na vida”. Isto se dá porque um coração agradecido tem mais magnetismo, melhor ajustamento emocional, tem relacionamentos melhores, saúde melhor, e melhor qualidade de vida. Coração agradecido é coração resiliente. Vidas agradecidas são pessoas otimistas, e são indivíduos que agradam a Deus.
Todos temos tribulações e aflições. Vivemos com gigantescos mistérios sem respostas. Porém, caminhamos na certeza da fé de que, embora às vezes não entendamos o que faz a mão de Deus, confiamos no seu amor infinito por nós, e que o Eterno tem o controle do mundo em sua mão.
A mente agradecida é uma mente vitoriosa, porque aprendeu que sempre temos motivos para ser agradecidos. Um homem entrou na despensa onde Satanás guardava sementes daninhas para serem semeadas no coração humano. O homem observou que havia mais sementes do desânimo do que qualquer outra semente, e que era um tipo de semente que poderia florescer no terreno de qualquer coração. Quando questionado, de modo hesitante satanás confessou que havia um tipo de coração em que a semente do desânimo não cresce. Qual é, perguntou o homem? Em um coração agradecido.
Oprah, a famosa apresentadora de TV, diz que todos os dias escreve cinco razões para ser agradecida.
Gratidão não é apenas uma questão de importância espiritual. Pesquisa publicada pela Psychology Today diz que gratidão melhora a saúde física. Pessoas agradecidas experimentam menos dores e relatam sentir-se mais saudáveis do que as outras pessoas.
A gratidão reduz uma multidão de emoções tóxicas como inveja, ressentimento, frustração e arrependimento. A gratidão efetivamente aumenta a felicidade, reduz ansiedade, e a depressão.
Comece a revolução da gratidão. Ao amanhecer experimente iniciar a jornada agradecendo pela dádiva de um novo dia.
Você já agradeceu a Deus por ser capaz de satisfazer suas necessidades fisiológicas? Você já agradeceu por sua visão, audição, capacidade de andar, por amigos, família e trabalho? Seja grato a cada dia por ter o Evangelho, por todos os pecados perdoados e acesso direto ao Trono da Graça.
Que sua vida seja um constante hino de louvor à cruz de Jesus.
Que posso eu oferecer a Deus, o SENHOR, por tudo de bom que ele me tem dado, pelas bênçãos que tem derramado sobre mim? Erguerei o cálice da salvação e invocarei o nome do Senhor. Salmo 116.12-13
Silas Amaral Pinto, capelão hospitalar, reside nos EUA .
