Caetano e abertura para o gospel. Psicanálise e rigidez de visão sobre fenômeno religioso. Texto do Prof. Faustino Teixeira

Caetano foi tocado pelo sempre renovado fenômeno espiritual de modo poético. Abriu-se sem a resistência racionalizante de psicanalistas e de filósofos rígidos em seus esquemas de filtragem e análise da realidade. O Espírito não se deixa aprisionar, está na Bíblia. Oskar Pfister, pedagogo e psicanalista que tanto dialogou com Freud a respeito de Deus e religião nos mostra aspectos saudáveis desta relação com o transcendente. O que Jung também explorou. Como entender personalidades tão pé no chão como s.Francisco de Assis, Van Gogh, Luther King, Mandela, Padre Lancelotti Madre Tereza, de Calcutá que renovaram a esperança na humanidade, senão justamente a partir da intimidade que desfrutavam com Deus presente entre nós, Jesus? Visões que excluem o sagrado da esfera do saudável humano refletem uma miopia preconceituosa e arrogante iluminista. Caetano nos convida a revisões de paradigmas e troca de lentes. Obrigado Faustino!

3 opiniões sobre “Caetano Veloso en-canta gospel

  1. Espero que não seja pelo promissor mercado gospel…que haja de fato no coração desse homem que na minha adolescência seguia com ardor, fome e sede do Deus vivo, e que verdadeiramente ele abra o coração para o Senhor. + de 33 milhões de evangélicos não é de se desprezar, Maria Cadú, Thiaguinho e Luan Santana descobriram isso… uma arvore é conhecida pelos seus frutos, vamos observar os frutos que eles produzirão. Sem ilusões, afinal muitos o chamaram de Senhor, sem conhecê-lo.

    1. SIm, Abner, desejo ter o Caetano e outros como irmão seguidor de Cristo. Me alegro também com Milton Nascimento e outros que em algum momento, em suas canções se dobram diante do Senhor e o louvam.

    2. SIm, Abner, desejo ter o Caetano e outros como irmão seguidor de Cristo. Me alegro também com Milton Nascimento e outros que em algum momento, em suas canções se dobram diante do Senhor e o louvam. E o Caetano tem talentos e inteligência de sobra pra dar e vender. Não precisa de artifícios de marketing e, neste caso, seu prestígio impulsionou em muito o interesse de milhões pela musicalidade e espiritualidade evangélica.

Deixe um comentário