É dito que os judeus sempre foram um povo belicoso.

Eu digo, povo belicoso entre povos belicosos.

A Bíblia mesma não poupa Israel nem nenhum dos dezenas de povos e nações ao descrever crimes, guerras,  pecados, violações de direitos, como também exalta a bondade de reis de vários povos em várias passagens.

Abramos textos extra-bíblicos como  As mil e uma noites, Guerra e Paz, livros de mitologia e contos de fadas, o Alcorão, documentários sobre África, Ásia, daqui na A.Latina, de povos nórdicos e suas celebradas conquistas.

Marx fala que a violência é a parteira da História. Onde não há um extenso e continuo registro de barbaridades e ódios contra reais ou supostos inimigos? Não há exceção virtuosa a não ser curtíssimos períodos.

Leonardo Boff cita o historiador Alfred Weber: “.., dos 3.400 anos de história da humanidade que podemos datar com documentos, 3.166 foram de guerra. Os restantes 234 não foram certamente de paz mas de trégua e de preparação para outra guerra (https://www.ihu.unisinos.br/categorias/633134-irromperam-os-cavalos-do-apocalipse-a-guerra-hamas-israel-artigo-de-leonardo-boff).

A gloria dos conquistadores o que significa para os subjugados?

Com a novíssima guerra no oriente médio, suspendeu-se, temporariamente, nossa atenção sobre a invasão russa na Ucrânia, dos conflitos crônicos noutras regiões e da recente expulsão dos armênios de Nagorno-Karabakh que deixará de existir em 2024.

Nos debates televisivos e postagens nas redes temos visto um desfilar de estatísticas e mapas demonstrando que tal país ou grupo fez isto e aquilo; assim se busca explicar ou dar razão a um lado e condenar o outro; daí a pouco alguém postará, como faço agora, um ou mais contrapontos. Desta forma, ao girarmos lentamente o grande caleidoscópio com elementos  históricos antropológicos, religiosos, tecnológicos jurídicos, a configuração se altera, outra gestalt e contexto ou “argumento irrefutável” surge!

Estamos diante de quadro de grande complexidade e que divide e mais que “trivide” analistas.

Cada lado do conflito, municiado de  N “razões”,  se sente legitimado, e com  razão,  de ir muito além da até razoável lei do “olho por olho dente  por dente”,   lei da mesma medida (talião) ao dano ou crime sofrido.  A possessão pela ira não contida dobra a aposta e a vingança desmedida agiganta o mal e  o sofrimento.

O que vemos em todos os conflitos do século XX prá cá (alguém sabe a conta?) é algo assustador. E ao longo do tempo a humanidade fez pós-graduação na arte de matar. Agora temos dispositivos mortíferos cada vez mais impessoais e letais e de alcance gigantesco. Com as bombas nucleares estocadas tem-se a capacidade de destruir toda a vida na terra várias vezes.

Busquemos a paz possível. Que surjam mais mediadores e pacificadores. Quem sabe deixando mulheres – mães e avós – dos vários lados se entenderem. Pois, como lembra minha irmã Adalea, “o excesso de testosterona parece embrutecer a razão e reforçar a pulsão de morte que aciona tantos machos!”

Uma boa e justa causa se perde quando os métodos de luta são cruéis, violentos, profanam corpos, pois significa agir sob possessão da sombra coletiva maligna. E uma contratransferência negativa sobre o inimigo. 

Uma boa e justa causa vencerá se se mantém moralmente superior. Assim, superando a tentação da retaliação violenta e optando pela não-violência, Gandhi, Mandela, Luther King venceram impérios e opressões sobre povos e grupos humanos.

E todos eles se inspiraram e deram créditos a Jesus, exemplo maior do enfrentamento da injustiça e da violência.

Que sopre sobre nós o Espírito do Príncipe da Paz em nosso cotidiano.

AgHL 16/10/23

Complementos:

1/ A destruição de Jericó
¹ Ora, Jericó estava rigorosamente fechada por causa dos filhos de Israel; ninguém saía, nem entrava.
² Então, disse o Senhor a Josué: Olha, entreguei na tua mão Jericó, o seu rei e os seus valentes.
Josué 6:1,2
…..
” ²¹ E tudo quanto havia na cidade destruíram totalmente ao fio da espada, desde o homem até à mulher, desde o menino até ao velho, e até ao boi e gado miúdo, e ao jumento.”
Josué 6:21
[20:33, 19/10/2023] Ap… H: Esse o DNA de Israel. Atribuído à vontade Deus. Acredita que seu Deus faria isto?

2/É possível não ser arrastado pela vingança: Breve video de pacifista sobrevivente do Holocausto https://www.instagram.com/p/Cyng5N7uosV/

3/ Excelente discussão sobre os primeiros 10 dias do conflito Israel x Hamas com Ariovaldo Ramos e o Sayão. Diálogo respeitoso, complementaridades, vias pacíficas e bíblicas para a paz: https://www.instagram.com/p/Cyng5N7uosV/

4/ Mentiras a respeito dos palestinos. Texto do Prof. Magno Paganelli. Magno é um cristão comprometido com o evangelho, jornalista e tem doutorado em história social, pela USP. Desenvolveu sua tese de mestrado e doutorado estudando os palestinos e o Hamas…https://www.instagram.com/p/CyhJNeRJkT_/?igshid=MTc4MmM1YmI2Ng%3D%3D&img_index=1

Deixe um comentário