O autor desse texto, Silas Amaral Pinto, já na casa dos 70, trabalhou décadas em vários contextos sócio culturais e religiosos. Leitor da Bíblia e atento à História, entrega-nos uma rica reflexão sobre nossa vida-de-relação-no-mundo-com-os-outros.

Jesus em Lucas 6.38 nos ensina: “Deem, e lhes será dado: uma boa medida, calcada, sacudida e transbordante será dada a vocês. Pois, à medida que usarem também será usada para medir vocês”.

Várias tribos antigas usavam o bumerangue, porém, os mais conhecidos são os bumerangues australianos, que eram lançados para atingir a caça ou o inimigo. Bumerangue é um artefato feito de madeira trabalhada que se assemelha a uma asa de avião. Bumerangues são usados para esporte, caça, luta e danças. O bumerangue esportivo de hoje, quando lançado, faz uma curva no ar e retorna a mão de quem o lançou. Assim também é a vida, tudo que você lança retorna para você.

A Escritura nos ensina que “aquilo que o homem semear, isso também colhera”. Tenho visto isso acontecer. Os marqueteiros e influenciadores virtuais praticam semeadura para colher a atenção das pessoas e gerar mais lucro.

Lucas 6.38 nos ensina “Deem, e lhes será dado: uma boa medida, calcada, sacudida e transbordante será dada a vocês. Pois, à medida que usarem também será usada para medir vocês”.
Isto se chama a lei do retorno ou da semeadura. Receber dádivas transbordantes é outro resultado positivo para quem age com generosidade e dá.

Provérbios 11:24 expande a promessa dizendo “há quem dê generosamente e vê aumentar suas riquezas; outros retêm o que deveriam dar, e caem na pobreza.” Claro que há pessoas mesquinhas que roubam e tem muita riqueza, porém, empobrecem o seu coração, e esta é a pior pobreza. Todo mal que alguém faz a outrem, o faz primeiro para si, enfermando seu coração e caindo no desagrado de Deus.


Na economia de Deus, quem reparte, multiplica! O generoso tem sempre mais para compartilhar. A generosidade liberta do amor ao dinheiro e do medo da pobreza. Os verdadeiros tesouros não são materiais, mas espirituais. Tudo quando acumulamos será deixado para trás ou destruído pela ferrugem e pela traça. Ser generoso é investir na eternidade, “posto que quem dá aos pobres, empresta a Deus”. Provérbios 19.17-19. A atitude generosa traz recompensas eternas.
Silas A. Pinto

Deixe um comentário