Rui Barbosa escreveu sobre o cansaço e a frustração que sentimos de tanto vermos sempre mais da mesma maldade banal e corrupção em todo canto. Em Hebreus 11, o autor fala de algumas excessões, “homens dos quais o mundo não era digno” pois que demonstraram que também existe os resistentes persistentes lutadores pelo bem comum, promotores da justiça e da paz, à semehança de Jesus.

Apresento a seguir belo texto do pensador cristão Júlio Borges Filho, a propósito de recentes perdas de homens notabilizados pela sua grandeza moral em meio ao pântano político religioso contemporâneo. Um evangélico, outro católico e um

P E P E M U J I C A
Julio Borges Filho.

O mundo perdeu neste ano três homens imprescindíveis: o ex-presidente dos EUA Jimmy Carter, o Papa Francisco e, agora, o ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica. A terra ficou mais pobre com a partida deles que nos deixaram um legado de coerência, ética, e amor às causas humanitárias. Pepe Mujica sempre me impressionou e, aqui, deixo a palavra pra ele mesmo com sua sabedoria:

  1. “Ser de esquerda é ter uma posição filosófica perante a vida onde a solidariedade prevalece sobre o egoísmo”.
  2. “Eu não sou pobre, eu sou sóbrio de bagagem leve. Vivo apenas com o suficiente para que as coisas não roubem minha liberdade”.
  3. “Não é bonito legalizar a maconha, mas pior é dar pessoas ao narcotráfico”.
  4. “O casamento gay é mais velho que o mundo. Tivemos de Julio César a Alexandre, o Grande. Dizem que é moderno e é mais antigo que todos nós. É uma realidade objetiva. Existe. E não legalizar seria torturar as pessoas”.
  5. “Tive de aguentar mais de 14 anos em cana (…) Nas noites em que me davam um colchão, eu me sentia confortável. Aprendi que se você não pode ser feliz com poucas coisas, não vai ser feliz com muitas coisas. A solidão da prisão me fez valorizar muitas coisas”.
  6. “O que é que chama a atenção mundial? Que vivo com pouco, em uma casa simples, que ando em um carrinho velho, essas são as notícias? Então este mundo está louco, porque o normal surpreende”
  7. “Não há liberdade sem tempo para viver”.
  8. “Pobre não é que tem pouco, mas verdadeiramente pobre é aquele que necessita infinitamente de muito e deseja cada vez mais”.
  9. “Aqueles que gostam de dinheiro devem ser expulsos da política. Eles são um perigo”.
  10. “É bom viver como você pensa, caso contrário você pensará como vive”.
  11. “Aprenda o básico, o mais simples para sermos felizes: precisamos da vida dos outros”.

Seremos felizes se seguirmos tais preceitos. José Alberto Pepe Mujica fará falta num mundo cheio de egoísmo e ganância.

Brasília, 14 de maio de 2025

Deixe um comentário