No vídeo abaixo, da Federação Paulista de Futebol, uma advertência necessária para pais ética e moralmente degradados. Expoentes de uma cultura de competição exacerbada que reforça atitudes de ódio e violência.
Quase toda semana assistimos nos noticiários esportivos cenas degradantes e repulsivas de bestialidade cometida por grupos de torcedores dentro e fora dos estádios. Casos de emboscadas mortais, depredação de casas e veículos. No Brasil e noutras partes do mundo.
Homens urrando, xingando, depredando o que estiver na frente. Muitos abandonam filhos e pais, mas não deixam de ir a estádios para brigar em nome de seus ricos ídolos de barro. Uma horda primitiva que tem na violência o seu gozo. Que gasta dinheiro da família para enriquecer jogadores e empresas de bebidas.
Quando aprenderemos que é possível promover o desenvolvimento do potencial humano com competição leal, ética, com o respeito a todos envolvidos? Que é possível buscar o melhor desempenho no esporte, no estudo, no trabalho, ao mesmo tempo que fortalecemos uma cultura de cooperação e excelência como princípio de desenvolvimento humano e social?
https://futebolpaulista.com.br/Noticias/Detalhe.aspx?Noticia=30171
